OVNIs em Porto Alegre? Pilotos relatam surgimento de luzes não identificadas no céu da capital gaúcha

Vitória Parise

OVNIs em Porto Alegre? Pilotos relatam surgimento de luzes não identificadas no céu da capital gaúcha
A noite de sábado (5) foi atípica para os pilotos e comissários de bordo de dois aviões que faziam rotas para Porto Alegre e relataram o surgimento de luzes misteriosas no céu em direção à Lagoa dos Patos. O áudio da conversa foi captado por uma câmera instalada em um prédio a cerca 2,8 km do aeroporto de Porto Alegre. Em entrevista programa Bom Dia, Cidade desta segunda-feira (7), o diretor do Observatório Bioastronômico Cosmos em Itaara, Hernán Mostajo, comenta o fato e descarta a possibilidade da aparição ser oriunda de um canhão de luz, holofote ou laser lançado aqui da terra.

— O piloto é qualificado para ver o fenômeno em si, ele tem noção do que ele está observando. Se ele tivesse visto um canhão de luz, ele não iria se preocupar. Não tem a possibilidade de ser um foco de luz que bateu em uma nuvem. Existe algo que está ali e está se manifestando em outras ocasiões também — explica.

O piloto do voo Latam, que decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo, descreveu que a aparição das luzes mudava constantemente, “às vezes é uma, às vezes duas ou três”. Já o piloto do voo Azul, que partiu do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, as luzes eram em formato de “aspiral”, girando bem forte. Eles também disseram que a luz era semelhante ao farol de um avião, porém, o controle de tráfego aéreo informou que não havia nenhuma outra aeronave nos radares na mesma região.

Um caso parecido foi registrado no mês de outubro em uma aeronave que partia de São Paulo com destino a Porto Alegre e estava sobrevoando Santa Catarina. Nenhuma dessas aparições foi registrada pela torre de controle.

— Nós temos aí, sim, um fenômeno aéreo não identificado o qual deve ser estudado porque já está se tornando comum após acontecimentos. O que torna-se impressionante é o fenômeno existir no campo visual das pessoas qualificadas (pilotos), e não ser observado nos radares, né? Isso aí é muito interessante e muito curioso — afirma.

Mostajo ainda conta que casos semelhantes estão sendo registrados na Argentina, Uruguai, Rússia e outros lugares ao redor do mundo. Para entender a origem das luzes, pesquisadores da NASA (National Aeronautics and Space Administration), agência espacial estadunidense, terá à função de pesquisar e buscar a resposta para esses fenômenos. 

— Podemos dizer que até o momento, os objetos avistados ali no em Porto Alegre e em Santa Catarina não são identificados. Está aí o grande mistério para ser resolvido, mas é a ciência que vai tentar nos dar essa resposta. 

Rio Grande do Sul, destino frequente dos OVNIs

Você sabia que um OVNI já cruzou pelo céu de Santa Maria?

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Concerto para Maria e procissão luminosa; confira como foi a programação noturna do sábado de Romaria Anterior

Concerto para Maria e procissão luminosa; confira como foi a programação noturna do sábado de Romaria

Procissão da 79ª Romaria Estadual da Medianeira reúne cerca de 250 mil pessoas Próximo

Procissão da 79ª Romaria Estadual da Medianeira reúne cerca de 250 mil pessoas

Geral